Algumas lideranças políticas regionais foram com muita sede ao pote, achando que já estariam eleitas na corrida a deputado estadual, acabaram derrotadas e perderam o estímulo para concorrer a prefeito em 2024. Uma delas é o empresário e ex-prefeito por duas vezes de Cáceres, Francis Maris.
Concorrendo pelo PSDB, que formou federação com Cidadania, Francis montou uma grande estrutura de campanha e até figurou nas pesquisas entre os primeiros. Mas, com 18.389 votos, ficou na terceira-suplência. E isso o deixou frustrado. O fracasso eleitoral já estava previsto. Enquanto prefeito por oito anos, Francis não construiu grupo e mais desagregou do que atraiu aliados.
A hoje prefeita Eliene Liberato, por exemplo, era não só uma das parceiras políticas de Francis, como vice deste nos dois mandatos. E ambos romperam politicamente, com Eliene dando uma surra de votos no candidato de Francis no pleito de 2020.
Outro nome que saiu derrotado das eleições de 2022, também representante de Cáceres e região, foi o agora ex-deputado federal doutor Leonardo Albuquerque. Fontes ligadas ao ex-deputado aponta que ele deverá pleitear a prefeitura de Cáceres em 2024. O médico desconversa e diz que vai atuar na profissão de origem. O certo é esperar pra ver se se confirma Eliene, Leonardo e Francis como os principais na disputa pelo Executivo de Cáceres.